Bombeiros catarinenses combateram fogo em 140 mil hectares de mata no Centro-Oeste

Foto: CBMSC/Divulgação

Última equipe de efetivo de 40 bombeiros retornaram nessa quarta (23) a SC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (23) encerrou nessa quarta-feira (23) a missão de combate aos incêndios florestais na região Centro-Oeste do país, com o retorno das últimas equipes, que atuavam no Mato Grosso. Ao todo, foram 40 bombeiros militares empenhados na missão, que durou mais de 45 dias.

Com a chegada das equipes, a corporação apresentou o balanço da atuação da força-tarefa. No total, o efetivo catarinense auxiliou a combater o fogo em uma área de floresta equivalente a mais de 140 mil campos de futebol, utilizando 14 viaturas e equipamentos como motobombas com reservatórios de água, abafadores, sopradores, retardantes químicos, kits pickups e drones.

 

A missão do CBMSC resgatou 16 pessoas que estavam perdidas em uma área de mata fechada e monitorou 145 áreas de risco, além de realizar palestras de prevenção em escolas da região. Os bombeiros catarinenses, especializados no combate a incêndios florestais, foram deslocados primeiramente para o Mato Grosso do Sul e, posteriormente, para o Mato Grosso.

O major Marcelo Della Giustina da Silva, subcoordenador técnico das missões, reforça a importância do trabalho realizado: “Para nós, de Santa Catarina, é muito interessante essa participação, essa ajuda mútua. Além do apoio que foi dado aos estados, ela proporciona uma capacitação e treinamento aos nossos bombeiros, trazendo uma experiência muito rica para o nosso efetivo”, afirma.

Foto: CBMSC/Divulgação

Missão Mato Grosso do Sul

A primeira equipe deslocada para apoiar o combate às chamas foi enviada à região do Pantanal sul-mato-grossense no dia 28 de agosto, por determinação do governador Jorginho Mello a pedido do governo do MS. A atuação de 20 combatentes iniciou em Aquidauana, onde os bombeiros permaneceram por sete dias enfrentando focos de incêndio.

Após o controle da situação na região, a equipe foi dividida e deslocada Miranda, na área do Corredor de Biodiversidade do Rio Salobra, que percorre o sul do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. O outro grupo foi para Naviraí, no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, onde continuaram atuando até 13 de setembro.

Missão Mato Grosso

Foto: CBMSC/Divulgação
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A segunda equipe, com outros 20 bombeiros militares, foi enviada ao Mato Grosso no dia 23 de setembro. Devido às condições do terreno e à diversidade de biomas que compõem o estado, foi necessário o envio de um número maior de equipamentos, incluindo oito viaturas 4×4 e kits pickup (estruturas que permitem armazenar água nas viaturas em regiões onde não há abastecimento).

Os bombeiros catarinenses foram divididos em seis equipes que atuaram em 11 regiões: Salto do Céu, Chapada dos Guimarães, Lago do Manso, Região da Cachoeira Salgadeira, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Nova Mutum, Alto Paraguai, Poconé e Descalvado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.