Estudo revela que 45% dos consumidores confiam mais em empresas bem rankeadas no Google

O Opinion Box e a Buscar ID realizaram um estudo inédito para entender o comportamento de quem compra na internet e orientar as ações de marketing digital das empresas. Entre janeiro e fevereiro de 2023, foram entrevistados 2.115 consumidores que fizeram alguma aquisição online nos últimos 12 meses, e uma das principais conclusões, segundo Rodrigo Nascimento, fundador da BuscarID e idealizador da pesquisa, é que, quando decidem fazer compras online, a primeira ação para 45% dos entrevistados é realizar pesquisas no Google sobre a empresa e produto, demonstrando a importância de estratégias como SEO.

 

“A pesquisa foi motivada pelo desejo de compreender as potenciais alterações no comportamento das pessoas ao longo de sua jornada de compra, bem como atualizar nosso conhecimento sobre abordagens eficazes e ineficazes para atender às necessidades do consumidor”, explica Nascimento.

 

A pesquisa também mostrou que leads de indicações têm uma taxa de conversão 30% maior do que aqueles gerados por outros canais de marketing, como anúncios em redes sociais ou mídia programática. Esse dado reforça o poder do boca a boca e a confiança atrelada a uma recomendação pessoal. Além de aumentar a taxa de conversão, as indicações também ajudam a construir relacionamentos mais fortes com os clientes e a aumentar a lealdade à marca. O estudo aponta que, para aproveitar ao máximo esse potencial, as empresas devem considerar a implementação de programas de indicação que não apenas incentivam os clientes a compartilhar sua experiência positiva com a marca, mas que também os recompensem por esse esforço.

 

Outro ponto identificado pelo estudo diz respeito ao impacto dos anúncios nas estratégias de marketing. De acordo com os números, 86% dos consumidores já foram impactados por um anúncio relacionado a algo que já pesquisaram, sendo que 80% concluíram a compra após verem a propaganda. Isso destaca a eficácia de alcance e conversão do retargeting, que permite alcançar usuários interessados em determinado produto ou serviço. No entanto, aponta o levantamento, é essencial garantir que os anúncios sejam valiosos para os consumidores, evitando bombardeá-los com mensagens irrelevantes.

 

Os dados mostram ainda que 73% dos consumidores pesquisam muito a reputação de uma marca antes de realizar uma compra, ressaltando a importância de as empresas oferecerem produtos de qualidade, atendimento de excelência e serem transparentes nas práticas de negócios para garantir uma boa reputação online. Outro ponto identificado é que o e-mail continua sendo o canal predileto das pessoas: 71% delas afirmaram preferir receber comunicações por correio eletrônico.

 

“Estamos amplamente satisfeitos com a pesquisa. Ela nos revelou dados atualizados sobre o comportamento do consumidor e possibilitou comprovarmos algumas teses. Muitas pessoas achavam que o e-mail marketing era coisa do passado, com a pesquisa, ficou claro que ainda é uma ferramenta muito importante do marketing. Outro ponto relevante é que mais de 80% dos entrevistados compraram um item após verem um anúncio, isso mostra que a confiança do consumidor está alta”, comenta o fundador da Buscar ID.

 

A pesquisa também revelou que 66% dos consumidores estão dispostos a continuar se relacionando com uma empresa após a compra, demonstrando uma oportunidade valiosa para fidelizar clientes e transformá-los em defensores da marca. Com isso, manter o contato com os clientes após a compra e oferecer um excelente serviço pós-venda tornam-se estratégias fundamentais.

 

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