Homem-bomba: Celular do do catarinense será periciado pela PF

“Tio França” anunciou que faria os ataques contra o Supremo Tribunal Federal e políticos. Imagem; Reprodução / Redes Sociais.

O foco é descobrir se Francisco Wanderley Luiz atuou de maneira isolada ou se teve ajuda de outras pessoas no atentado na Praça dos Três Poderes, na última quarta (13)

A perícia no celular do catarinense que se matou ao explodir bombas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite da última quarta-feira (13), deve iniciar nos próximos dias. O objetivo é apurar uma possível ligação de Francisco Wanderley Luiz com grupos extremistas e entender se o “homem-bomba” agiu sozinho ou teve ajuda de outras pessoas para planejar o atentado. O caso está sendo investigado como “ato terrorista”.

Até o momento, os agentes encontraram mensagens em que “Tio França” – como era conhecido – anunciava que faria os ataques ao Supremo Tribunal Federal e a políticos. Segundo a ex-esposa do acusado, o objetivo era assassinar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em depoimento à PF, ela afirmou que o objetivo do autor dos atentados era “matar Moraes e quem mais estivesse junto na hora do atentado”.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Ida à Câmara no dia do atentado

A Polícia do Distrito Federal divulgou novas imagens de câmeras de segurança que mostram “Tio França” circulando dentro da Câmara dos Deputados no dia do ataque. Pelas imagens, é possível ver que Francisco entra por volta de 8:15 da manhã, no Anexo 4, se encaminha à área destinada aos banheiros e depois deixa a Câmara.

No vídeo, é possível ver que Francisco Wanderley passou pelos detectores de metais, informando que iria ao gabinete do deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC). Ambos se conheciam de Rio do Sul.

Mensagens

Em um espelho na casa que Francisco alugou em Ceilândia, região no Distrito Federal, Francisco escreveu: “DEBORA RODRIGUES, Por favor não desperdice batom. Isso é para deixar as mulheres bonitas. Estátua de merda se usa TNT”.

Debora Rodrigues, mencionada na mensagem de Francisco, foi presa em 2023 por participação nos atos anti-democráticos e viralizou por vandalizar a Estátua da Justiça – mesmo lugar que Francisco se matou – com a frase ‘Perdeu, Mané’.

Buscas na casa de Francisco

Em entrevista coletiva, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, confirmou que as bombas detonadas no entorno da Praça dos Três Poderes eram caseiras, feitas com PVC e pólvora, simulando uma granada. Ele descartou a hipótese de financiamento e participação de outras pessoas no ataque.

Ainda ontem, durante as buscas da Polícia Federal na casa alugada por Francisco Wanderley, em Ceilândia, policiais encontraram mais artefatos explosivos usados como armadilhas dentro de gavetas e outros cômodos. A ação teve auxílio do BOPE, do Exército e de cães farejadores. No entanto, ninguém ficou ferido, já que a varredura foi feita por robôs, de acordo com o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Buscas foram realizadas no endereço do acusado em Rio do Sul. Imagem: Reprodução / Redes Sociais.

Integrantes de grupo nazista são alvo de buscas no Oeste de SC

Investigados tinham grupo no WhatsApp onde promoviam submissão a Hitler

 Polícia Civil (PCSC) deflagrou nesta quinta-feira (14) uma operação com o objetivo de reprimir condutas de apologia ao nazismo praticadas por um grupo com seis integrantes em Maravilha, no Oeste de Santa Catarina. Os investigados foram alvos de mandados de busca e apreensão no…

Continue lendo

Integrantes de grupo nazista são alvo de buscas no Oeste de SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.