Atraso em reparo de estação de tratamento pode deixar bairros de Joinville sem água por 2 dias

As obras de reparo na ETA (Estação de Tratamento de Água) Cubatão, previstas para este domingo (17), sofreram um atraso e se estenderam ao longo da madrugada desta segunda-feira (18). Por conta disso, mais de 30 bairros de Joinville, no Norte de Santa Catarina, seguem com o abastecimento comprometido.

 

Estação de tratamento abastece maior parte da cidade

Reparo em adutora atrasou finalização dos trabalhos – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

De acordo com a prefeitura de Joinville, a complexidade de uma das frentes de trabalho causou o atraso. Uma adutora de 900 milímetros precisou de novas válvulas, fabricadas especificamente para a tubulação.

A previsão do município é de que a situação seja normalizada ainda na manhã desta segunda. Os bairros próximos ao distrito de Pirabeiraba, onde fica a estação de tratamento, devem ter o fornecimento de água restabelecido ao longo do dia.

Já para os bairros mais afastados e locais altos, é necessário que as redes sejam pressurizadas para que a água volte a ser fornecida normalmente, o que pode ocorrer entre a madrugada de terça (19) para quarta-feira (20).

A situação afeta ao menos 35 bairros da

Obras na estação de tratamento devem melhorar operação

Conforme o diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville, Sidney Marques de Oliveira Júnior, a melhoria realizada na adutora deve gerar segurança hídrica para o município.

“Antes dessa mudança, as adutoras existentes na estação só operavam em conjunto. A partir de agora, temos redundância operacional, o que significa que elas podem operar de forma individual. É uma ação que contribui para a continuidade do abastecimento, por exemplo, em caso de manutenções futuras”, explica.

Conforme a prefeitura, desde a madrugada deste domingo, foram 26 frentes de trabalho operadas na estação de tratamento e em outros pontos da cidade. Do total, 25 foram finalizadas conforme o previsto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.