Ceia de natal com toque regional: como o Oeste catarinense influencia os pratos natalinos

No Oeste de Santa Catarina, a época natalina não é apenas sobre decoração e presentes, mas também sobre sabores que contam histórias. As receitas tradicionais transformam a ceia de natal em uma experiência gastronômica.

A ceia de natal no Oeste é cheia de sabores.

Ingredientes locais e receitas tradicionais transformam os pratos da ceia de natal em verdadeiras experiências gastronômicas na região Oeste. – Foto: Freepik/ND

Os pratos da ceia no Oeste refletem a cultura e os ingredientes da região. De carnes assadas a sobremesas típicas, o natal se torna um momento único para celebrar em família e resgatar tradições.

As ceias da região combinam receitas tradicionais com ingredientes locais, o que cria pratos que fazem sucesso na mesa e fortalecem o vínculo com a cultura local.

Confira alguns pratos do Oeste na ceia de natal:

A carne suína, muito presente na culinária do Oeste, é protagonista em várias ceias. Pratos como o pernil assado com ervas ou o leitão à pururuca são acompanhados por temperos caseiros.

Outra figura sempre presente é o arroz à grega. Perfeito para uma refeição especial, com sabor e cores vibrantes. O prato conta com arroz cozido, legumes picados, ervilhas, uvas-passas e temperos.

O arroz à grega divide opiniões. Há quem adore o “arroz com frutinhas”, mas quem não goste da “misturança”, como diz o bom e velho oestino. – Foto: Internet/ND

Outra pedida é a farofa de banana, com poucos ingredientes e simples. As bananas em rodelas são o ingrediente principal, combinadas com farinha de mandioca, margarina, bacon fatiado, cebola, sal e salsinha.

Farofa de banana é tradicional na ceia de natal do Oeste. – Foto: Internet/ND

A torta fria de frango também é uma ótima opção para a ceia de natal ficar ainda mais gostosa. Com uma maionese caseira e pão de forma – ou aquela feito pela vó, são ótimos para montar a obra-prima.

O frango recheado é tradicional em muitas ceias natalinas não somente na região Oeste de Santa Catarina, mas por ser um animal produzido em grande escala na região, está na lista dos preferidos na ceia de Natal.

Sobremesas com identidade local

Para adoçar o momento, sobremesas feitas com frutas da região, como doce de figo em calda ou compotas de pêssego, ganham destaque. Já o cuca, tradicional bolo alemão, muitas vezes é adaptado com recheios como goiabada, coco ou até mesmo doce de leite.

Assim como o tradicional pavê, o sagu com creme e o pudim são sobremesas que não podem faltar na mesa de um bom oestino. Não há quem resiste aos doces que costumam fazer a cabeça dos moradores da região.

Sagu com creme faz parte das sobremesas favoritas dos moradores do Oeste catarinense. – Foto: Internet/ND

Toque artesanal nas bebidas

Bebidas como o vinho colonial e o suco de uva, produzidos em pequenas propriedades locais, são escolhas comuns para acompanhar as refeições. Elas dão um toque especial, harmonizando com os pratos e mantendo a tradição das famílias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.