UFSC lança consulta pública para planejar ações ambientais nos campi

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou a consulta pública do novo Plano de Logística Sustentável (PLS), que abrangerá o período de 2025 a 2029. A comunidade universitária pode enviar sugestões até o dia 15 de maio. O Plano de Logística Sustentável (PLS) é um instrumento de planejamento e gestão que estabelece metas, objetivos e ações para a redução de impactos ambientais, o uso eficiente de recursos e a promoção da sustentabilidade dentro de instituições públicas.

A consulta está dividida em duas partes: uma referente ao monitoramento do PLS anterior, disponível no site [acesse aqui] e outra dedicada ao conteúdo do novo plano [acesse aqui] com os objetivos, metas e ações sustentáveis planejadas para os próximos cinco anos.

Com esta publicação, a UFSC dá continuidade aos planos anteriores (2013-2017 e 2017-2021, 2021 -2025) e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade diante dos desafios globais impostos pelas mudanças climáticas e pelos desastres ambientais.

Plano de Desenvolvimento Institucional

Uma das principais inovações deste ciclo é a integração do PLS ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSC, por meio do eixo transversal da “sustentabilidade”. Isso garante que as questões ambientais sejam tratadas de maneira estratégica, em sintonia com os objetivos acadêmicos e de gestão da universidade. Com isso, o plano passa a ter vigência de cinco anos, acompanhando o mesmo período do PDI.

O novo PLS visa otimizar o uso de recursos naturais e materiais, fortalecer a gestão de resíduos, preservar a biodiversidade, e estimular o engajamento da comunidade universitária em práticas mais conscientes.

Durante a consulta pública, toda a comunidade universitária poderá sugerir novos objetivos, metas e ações que contribuam para fortalecer a sustentabilidade na UFSC. As contribuições serão analisadas pela equipe responsável e poderão ser incorporadas à versão final do plano. A participação ativa de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes é essencial para que o PLS reflita de forma plural os desafios e potencialidades da universidade.

O documento apresenta 10 eixos temáticos, 35 objetivos, 41 metas e 257 ações estratégicas, incluindo novas abordagens como inovação tecnológica, inclusão social e melhor aproveitamento dos espaços da universidade. Além disso, o plano foi construído de forma colaborativa, por meio da Comissão Permanente de Sustentabilidade, formada por representantes de diversos setores.

Aa participação da comunidade acadêmica na consulta pública é fundamental para tornar o plano mais representativo e efetivo. O engajamento coletivo é essencial para construir uma universidade cada vez mais sustentável e comprometida com a transformação social e ambiental.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.