Brasileiro venceu o GP de Portugal de 1985 com a Lotus em sua segunda corrida com a equipe inglesa
Um dos momentos mais marcantes da história do Brasil na Fórmula 1 é a primeira vitória do Ayrton Senna. No dia 21 de abril de 1985, o novato entrava para a história da categoria em um chuvoso GP de Portugal, no Estoril.
“Mas no fim de semana foi a primeira vitória do Ayrton Senna, Estoril, na chuva, foi um espetáculo. Ali, ele já tinha mostrado antes, no GP de Mônaco (1984), a capacidade dele de dirigir na chuva. Foi uma coisa maravilhosa”, comentou Galvão.
Senna acabou com um jejum de três anos sem vitória da Lotus. A última vez que a equipe havia estado no lugar mais alto pódio tinha sido em 1982, com Elio de Angelis no GP da Áustria.
“Eu nunca pensei que fosse tão difícil ganhar a primeira corrida, e não tinha ganho ainda”, lembra Reginaldo Leme. “Bastaram apenas duas corridas, apenas duas provas com a Lotus para que ele fosse campeão”, disse.
Do primeiro título da Fórmula 1, com o Emerson Fittipaldi, até o último ano do Senna, foram 22 anos de domínio na categoria. São 101 vitórias, 126 poles, 88 voltas mais rápidas e 293 pódios conquistados pelo país até 2025.
Após a corrida, Senna se encontrou com convidados para jantar. Galvão elogiou o amigo, que surpreendeu na resposta. “Depois da corrida, nós fomos jantar, ele convidou os brasileiros todos que estavam lá para jantar, e eu disse: ‘Ô, Becão, eu vou torcer para chover toda corrida’. Ele falou: ‘É porque tu não tá dentro do carro, né? Você não sabe quantas vezes eu quase saí da pista’”, contou Galvão. “Mas foi um espetáculo”, concluiu Galvão.

Homem que transportava revólver em mala é preso no aeroporto
Arma foi encontrada durante inspeção de rotina na bagagem do passageiro
Um homem foi preso, na manhã desta segunda-feira (21), no Aeroporto Internacional de Florianópolis por estar carregando na mala um revólver e seis munições. Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, a numeração da arma estava aparentemente suprimida.