Alunos vivem manhã diferente com oficina de educação financeira na Capital

Atividade faz parte do projeto “Poupadores do Futuro” e integra a 12º Semana Nacional de Educação, de 12 a 18 de maio

Cerca de 90 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de Florianópolis começaram a manhã com um aprendizado diferente: eles trocaram as aulas tradicionais por uma oficina de educação financeira. Com idades entre 14 e 17 anos, os jovens participaram do projeto “Poupadores do Futuro”, uma ação educativa que tratou sobre planejamento financeiro, consumo consciente, poupança e investimentos.

Realizada na terça-feira (13), na Escola Estadual Padre Anchieta (bairro Agronômica) a oficina promovida pela Quanta Previdência, é uma iniciativa do Ministério da Previdência Social, com a parceria da Abraap e a Uniabrapp, e faz parte da 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF). Nesta quarta-feira (14), a ação educativa acontece na Escola Estadual Leonor de Barros, no bairro Itacorubi, com a participação de mais 40 estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

“Mais do que uma palestra, foi um bate-papo dinâmico, uma oportunidade de apresentar exemplos reais de transformação e de abordar um tema urgente de forma positiva e inspiradora”, afirmou Wagner Oliveira, especialista em educação corporativa da Quanta Previdência. Durante a atividade, Wagner provocou a reflexão dos jovens: “Quem aqui recebe algum dinheiro e faz o planejamento de como gastar? O que vocês pensam sobre o futuro? Que palavra vem à mente quando falo em aposentadoria?”.

Lições para além da sala de aula

A oficina deixou mensagens que provocam e incentivam a mudança de atitude,  como “Quem aprende cedo, acerta mais no futuro” e “Não importa quanto você ganha, mas o que faz com o que ganha”. Frases simples, mas poderosas, que resumem o espírito da atividade: incentivar escolhas conscientes desde cedo. Entre os principais ensinamentos transmitidos aos alunos estavam atitudes práticas que podem transformar a relação com o dinheiro no dia a dia como por exemplo, usar o dinheiro com inteligência e responsabilidade; evitar dívidas e manter os gastos sob controle; realizar sonhos por meio do planejamento financeiro e gastar, poupar e investir de forma consciente.

Esses conteúdos ganham ainda mais relevância diante de um cenário demográfico em transformação. De acordo com o IBGE, a expectativa de vida no Brasil chegou a 76,4 anos em 2023 — um aumento de 1,5 ano em relação a 2013. Em Santa Catarina, o índice é o maior do país. A longevidade exige novos modelos de planejamento pessoal e previdenciário para garantir qualidade de vida durante a aposentadoria, que hoje pode durar décadas.

Da teoria à prática

A oficina encerrou com o “Momento Mão na Massa”, quando os alunos participaram de uma atividade prática, em grupos, para resolver como a personagem fictícia “Mariana” poderia fazer para sair das dívidas e começar a poupar e investir para o futuro. “São desafios inspirados em situações reais”, disse a professora de Matemática Andrea Hichmann, que acompanhou a ação e elogiou a abordagem. “Foi extremamente positiva. Pretendo aplicar as dicas com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, que já promovem ações como a venda de lanches para arrecadar fundos para a formatura. Vamos usar o que aprendemos para fazer o dinheiro render mais”, afirmou.

Educação financeira desde cedo

Wagner, da Quanta Previdência, reforça que ainda há uma grande lacuna no ensino básico quando o assunto é educação financeira. Por isso, iniciativas como essa são fundamentais. “Projetos gratuitos voltados ao ambiente escolar mostram o esforço conjunto entre organizações da sociedade civil e instituições privadas para formar cidadãos mais conscientes financeiramente”, avaliou.

A oficina contou com a presença de Eldimara Custódio Ribeiro Barbosa, coordenadora-geral de Estudos Técnicos e Análise Conjuntural do Ministério da Previdência Social, que veio de Brasília para acompanhar a atividade. Para ela, o projeto tem um papel estratégico. “Queremos despertar a consciência dos jovens, compartilhar conhecimento e estimular atitudes e comportamentos que construam, desde cedo, uma base sólida para a tomada de decisões financeiras”, explicou.

Expansão nacional

O projeto Poupadores do Futuro está sendo realizado de forma simultânea em cerca de 50 escolas públicas de todo o país, com a participação de 12 entidades fechadas de previdência complementar, que se uniram para ampliar o alcance da educação previdenciária e engajar escolas e comunidades.

Cursos gratuitos

Se você quer saber mais sobre educação financeira acesse www.acquaeducacao.com.br. A plataforma, da Quanta Previdencia e Somma Investimentos, reúne conteúdos que dialogam com os quatro capitais essenciais para a longevidade ativa: saúde, social, intelectual e financeiro. O acesso é gratuito. Na Semana ENEF, a Acqua também está disponibilizando uma trilha especial de conteúdos voltados à conscientização financeira em diferentes fases da vida. A programação integra o evento nacional e se soma aos cursos que já são oferecidos gratuitamente, de forma contínua, pela plataforma.

O post Alunos vivem manhã diferente com oficina de educação financeira na Capital apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.