
Instalada no caminho entre Lages e a capital litorânea Florianópolis, Bom Retiro está localizada na região da serra catarinense, ainda que parte do seu território esteja dentro do Alto Vale do Itajaí.

As cachoeiras em Bom Retiro estão espalhadas pela cidade e são de diferentes tamanhos e características – Foto: Cachoeira Barbaquá/Trilhas_pega_leve/Divulgação
Com menos de dez mil habitantes e uma economia agropecuária, o município tem em sua natureza um grande potencial turístico. É em Bom Retiro que fica o ponto mais alto de toda Santa Catarina: o Morro Bela Vista do Ghizoni, a 1.823 metros de altitude.
É também de morros e cânions que escorrem belas cachoeiras, que são os principais atrativos da cidade. Espalhadas pelo interior, cada qual tem sua característica especial.
Listamos cinco cachoeiras de Bom Retiro para você conhecer. Contamos como são, onde ficam e como fazer para visitá-las. Confira e programe-se!
1. Cachoeira Abraão
A menos de cinco quilômetros do Centro (ou dez minutos de carro), chega-se à comunidade do Paraíso da Serra, onde fica o sítio que “guarda” mais uma das belas cachoeiras de Bom Retiro.
São 55 metros de queda d’água, que escorre por cima de rochas claras cercadas pela vegetação e que quando venta parece dançar.
Ainda que ela não forme um poço (ou piscina natural), quem quiser pode tomar banho nesse grande chuveiro. É possível, igualmente, experimentá-la de uma forma menos comum e mais radical: praticando rapel. Com um grupo mínimo de dez pessoas e agendamento prévio, a empresa Turistou.sc se responsabiliza pela aventura.
Chegar até ela é simples, basta percorrer uma trilha fácil de 800 metros. No caminho ainda é possível conhecer uma paleotoca, uma estrutura usada supostamente de abrigo por indígenas. Para visitar a propriedade e seus atrativos é preciso fazer agendamento prévio pela rede social.
2. Cachoeira da Serrinha
A da Serrinha é outra das inúmeras cachoeiras em Bom Retiro. Com 18 metros de queda d’água, ela escorre em um paredão rochoso escondido em meio à mata.
Com água super gelada, como é próprio de cachoeiras, há quem se delicie em um banho debaixo dela no verão, mesmo que ela não forme um poço.
Para chegar à queda d’água é preciso agendar uma visita ao Sítio da Serrinha, situado na localidade de Costãozinho, a cerca de 13 quilômetros do Centro de Bom Retiro (veja o mapa), a maior parte dele de estrada de chão.
Dentro da propriedade, há duas trilhas que levam à cachoeira. Uma delas é sinalizada e dura cerca de 15 minutos, passando por terreno descampado e mata e nível de dificuldade leve a moderada.
A outra tem cerca de 700 metros e liga a cachoeira a uma pequena cascata com um poço. O percurso é todo quase por dentro de um rio.
Além da cachoeira e das trilhas, mediante agendamento o sítio oferece almoços e café colonial preparados com alimentos da própria propriedade. É possível também andar a cavalo e de trator (pagos à parte), acompanhar as tarefas rurais e se hospedar em uma cabana para até seis pessoas.
3. Cachoeira Papuã
A Cachoeira Papuã (não confundir com a de mesmo nome em Urubici) literalmente se esconde dentro de um cânion. Encontrá-la, portanto, torna a experiência mais desafiadora e exuberante.
O Cânion Papuã fica a mais ou menos 15 quilômetros da área central de Bom Retiro, na localidade de Papuã (veja o mapa). Ele está situado dentro de uma propriedade particular e sua visitação é permitida apenas com agendamento (a visitação está temporariamente suspensa em agosto de 2024).
O trajeto até a cachoeira leva em torno de 15 minutos, de nível de dificuldade moderado a intenso, já que o caminho é bastante escorregadio, passa por dentro da água e tem muitas pedras pelo caminho. Afinal, você estará passando por dentro de um cânion, com paredões rochosos nas laterais e intensa vegetação.
Até que você finalmente chega em mais uma das cachoeiras em Bom Retiro, escorrendo entre degraus rochosos naturais em dez metros de altura. Em dia de sol e próximo ao meio-dia, a luz a torna ainda mais bonita. Abaixo dela, um poço de água cristalina onde é possível tomar um banho (de natureza).
4. Cânion do Encano
Ainda que sua exuberância não venha pelo tamanho, que é de apenas dez metros, ela vem pelo cenário. Essa é outra das cachoeiras de Bom Retiro que escorrem pela fenda de um cânion, esculpido pelas águas por milênios. O Cânion do Encano fica na localidade de Três Pontas, a aproximadamente 25 quilômetros do Centro.
Dentro da propriedade onde ele se encontra (o acesso só é permitido com algum guia da Agência Eco Trilhas Serra Catarinense), o percurso até a cachoeira tem cerca de dois quilômetros. O trajeto quase que inteiro é por dentro do rio, com a água chegando à barriga e/ou ao peito em alguns pontos.
Logo no início do caminho, os paredões do cânion fazem companhia aos trilheiros e vão afunilando à medida que a caminhada avança. É preciso então passar por estreitas fendas esculpidas em diferentes formas.
Mais ou menos no meio do percurso, como que para recarregar as energias, está a Cachoeira do Encano, escorrendo por uma das paredes do cânion. Só resta entrar debaixo dela e celebrar o encontro.
5. Cachoeira do Barbaquá
Com três quedas, que somam 70 metros de altura, a Cachoeira Barbaquá pode ser aproveitada de diferentes formas – Vídeo: Cachoeira Barbaquá/Trilhas_pega_leve/Divulgação
A majestosa, entre as cachoeiras de Bom Retiro, a do Barbaquá encerra a lista com um visual deslumbrante. Composta por três quedas, que somam 70 metros, a água escorre por um rochedo largo e de degraus naturais que lembram uma escada.
O mais interessante é que se pode aproveitá-la de diferentes ângulos. Em uma trilha curta se chega à parte alta, onde a primeira e pequena queda, se junta à segunda. O local é indicado apenas para contemplação e não para banho, por questões de segurança.
Basta descer pequenas escadas de madeira para chegar à segunda queda, igualmente exclusiva para contemplação, e à base da cachoeira. Na terceira e última queda é possível tomar banho. A água escorre pela frente de uma gruta, onde também é possível entrar, e o cenário é todo cercado pela vegetação.
A Cachoeira do Barbaquá fica em uma propriedade privada, na localidade de Barbaquá, a 20 quilômetros do Centro de Bom Retiro (confira o mapa). Para visitá-la, é preciso agendar antecipadamente com o guia Edu Santos, pelo número (48) 99635-4599.
Além da Barbáqua, há uma cachoeira menor no terreno, a Menina Pequena, indicada para crianças. A propriedade também oferece caminhadas rurais, camping, área de churrasqueira, entre outras atrações, algumas delas especialmente para o verão e as estações mais quentes.
Onde fica e como chegar em Bom Retiro?
Bom Retiro fica na serra catarinense, na divisa com cidades como Urubici e Alfredo Wagner. O município não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Lages, a cerca de 93 quilômetros.
Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e as vias para chegar até Bom Retiro.
Distância de Joinville a Bom Retiro: cerca de 290 quilômetros. O acesso é pela BR-101 e BR-282. Atenção! Há pedágio pelo caminho.
Distância de Blumenau a Bom Retiro: aproximadamente 210 quilômetros. O principal acesso é pela BR-470 e SC-350.
Distância de Florianópolis a Bom Retiro: 135 quilômetros. O principal acesso se dá pela BR-282.
Distância de Criciúma a Bom Retiro: cerca de 180 quilômetros, via SC-390 e SC-110.
Distância de Chapecó a Bom Retiro: cerca de 420 quilômetros, via BR-282.