Túnel do Morro da Lagoa começaria no Itacorubi Google Maps
Projeto foi anunciado em 2021, mas agora teve os estudos interrompidos pelo alto custo da obra
O túnel do Morro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, não vai sair do papel. A decisão da prefeitura foi de paralisar os estudos em andamento e o contrato da empresa que fazia o projeto de engenharia da obra. Segundo a assessoria de imprensa do município, o secretário de Infraestrutura, Rafael Hahne, alegou que o alto custo da obra gerou a decisão da aplicação dos recursos em outras obras consideradas prioritárias neste momento na cidade.
A curto prazo, o túnel não é considerado pela prefeitura uma obra prioritária. Assim, o contrato dos estudos foi paralisado. Na ordem oficial de paralisação do contrato, a secretaria detalhou: “Em virtude de
problemas relacionados ao aspecto financeiro, sobretudo da estimativa levantada do custo da obra conforme seção adotada que pode partir de R$ 400 Milhões a R$ 672 Milhões de reais, determinamos a paralisação da execução dos serviços da contratação de empresa de consultoria para execução de serviços técnicos especializados de Projeto Executivo de Engenharia e de Licenciamento Ambiental do Túnel do Morro da Lagoa da Conceição, com extensão aproximada de 1.340 m, e acessos com extensão aproximada de 1.160 m – Florianópolis/SC”.
A obra foi anunciada pela prefeitura em 2021, e publicado pela coluna em primeira mão. Um ano depois disso, uma empresa foi contratada para fazer o projeto de engenharia. À época, a prefeitura disse que faria o projeto por etapas.
Em caso de alto custo e dificuldade de viabilidade, o projeto poderia ser paralisado. Foi justamente o que ocorreu com a decisão desta semana.