
O PT (Partido dos Trabalhadores) confirmou no domingo (4), durante convenção partidária, o nome de Mauri Maran como candidato da legenda à Prefeitura de Concórdia, no Alto Uruguai catarinense. A oficialização ocorreu na Câmara de Vereadores. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

A convenção partidária aconteceu na Câmara de Vereadores do município. – Foto: Arthur Fritzen/Divulgação/ND
Neuri Santhie será o candidato a vice na chapa. A convenção também confirmou os seguintes partidos na coligação:
- Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV);
- PDT
- PSB
Maran destacou que tem como proposta aliar experiência com determinação e afirmou que tem um projeto político para Concórdia e uma relação de confiança com Santhier.
“Podemos fazer mais e melhor. O meu maior sonho é ver as pessoas felizes e seguras”, ressaltou.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.
Quem é Mauri Maran, candidato do PT à Prefeitura de Concórdia
Mauri Maran tem 61 anos e é natural de Campos Novos e mora em Concórdia desde 1980. Foi vereador em dois mandatos nos anos de 2004 e 2008. Ele também foi secretário de obras e urbanismo de Concórdia. Hoje está na iniciativa privada e volta a concorrer a um cargo público 12 anos depois da última eleição que disputou em 2012.

Mauri Maran tem 65 anos e é o candidato à prefeito do PT. – Foto: Divulgação/ND
Eleições 2024: O que faz um prefeito?
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:
- Limpeza
- Iluminação pública
- Sistema de transporte urbano
- Serviços de saúde municipal
- Educação infantil e ensino fundamental
- Formação da guarda municipal
Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.