Utensílio de cozinha comum no Brasil pode causar câncer, diz Organização Mundial de Saúde

Um utensílio de cozinha pode estar prejudicando a sua saúde drasticamente, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). O item, segundo a Organização, pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer.

Cozinha com diversos apetrechos como o utensílio de cozinha cancerígeno

Utensílio de cozinha pode causar câncer e outras doenças – Foto: Freepik/ND

Frigideiras são os principais utensílios de cozinha que contém um composto conhecido como PFOA (ácido perfluorooctanoico). A OMS reconhece que a substancia é útil em aplicações industriais e de consumo, mas há uma grande preocupação com sua persistência e impactos no meio ambiente e na saúde humana.

De acordo com a OMS, “a água potável é uma das várias fontes ambientais de exposição humana aos PFAS (nome coletivo para um grande grupo de compostos fluorados como o PFOA), juntamente com a exposição através de alimentos, uso em produtos de consumo e exposições ocupacionais”.

O câncer não foi a única doença causada pelo PFOA, outros problemas de saúde relacionados a esse composto são: efeitos adversos no desenvolvimento dos sistemas reprodutivo e imunológico, problemas no fígado e nos rins e alteração do metabolismo.

Frigideira com manteiga

Utensílio de cozinha com PFOA pode causar sérios problemas à saúde e ao meio ambiente – Foto: Pixabay/ND

Além de frigideiras, o PFOA pode ser encontrado em qualquer panela antiaderente produzida antes da sua data de banimento. Alguns países já proibiram a sua produção, mas é preciso ficar atento à sua data de fabricação.

Como saber se meu utensílio de cozinha tem PFOA?

O PFOA foi banido nos Estados Unidos em 2014 e na Europa, em 2008. No Brasil, o PFOA só teve seu uso banido (com restrições) a partir de 2019. Estudos associaram o PFOA a vários problemas de saúde, como câncer e disfunções no sistema imunológico.

Para saber se sua frigideira é segura, procure por etiquetas que indiquem “sem PFOA” na embalagem ou no próprio utensílio.

Como se proteger do PFOA?

Panelas sujas no fogão

Confira a data de fabricação do seu utensílio de cozinha – Foto: Unsplash/ND

Para evitar a contaminação por PFOA é importante utilizar as panelas antiaderente de forma adequada, evitando aquecê-las a temperaturas superiores a 232 °C.

E, claro, confira se suas panelas foram fabricadas após a proibição do PFOA. Se você possui panelas mais antigas, o ideal é substitui-las por panelas de modelos mais recentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.