Morre Leoni Margarida Simm, ícone mundial da luta contra o câncer, aos 69 anos

Leoni Margarida Simm, ex-presidente da ONG AMUCC (Amor e União Contra o Câncer), morreu nesta segunda-feira (16), em Florianópolis, aos 69 anos. Ela lutou por 24 anos contra o câncer de mama metastático.

Ativista da luta contra o câncer, Leoni Margarida Simm morreu na segunda-feira

A ativista Leoni Margarida Simm foi Embaixadora Global do Câncer – Foto: Divulgação/AMUCC

Em 2010, a ativista foi escolhida pela American Cancer Society como Embaixadora Global do Câncer para o Brasil, com a missão de trabalhar pela inclusão do câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis na Agenda do Milênio das Nações Unidas.

Leoni Margarida Simm deixa dois filhos, netos e uma grande legião de amigos e admiradores. O velório começa às 16h desta terça-feira (17), com cerimônia às 19h no Crematório Vaticano, no bairro Itacorubi.

Relembre a trajetória de Leoni Margarida Simm, que enfrentou o câncer de mama por 24 anos

A socióloga Leoni Margarida Simm nasceu em Lajeado, no Rio Grande do Sul, mas morava em Florianópolis e era servidora aposentada dos Correios.

Ela foi diagnostica com câncer de mama em 2001, aos 46 anos, após um autoexame. Em seguida, fez a retirada da mama e a reconstrução na mesma cirurgia pelo plano de saúde.

Leoni Margarida Simm em campanha do Outubro Rosa contra o câncer de mama

Leoni foi “sinônimo de luta contra o câncer e pelos direitos das pessoas em tratamento contra a doença”, diz AMUCC – Foto: Reprodução/Redes sociais

Leoni se sensibilizou diante da discriminação pela qual passavam as pessoas com câncer. A convite de sua oncologista, passou a participar da construção da AMUCC — antigamente chamada de Associação Brasileira de Portadores de Câncer — com o objetivo de reduzir o impacto da doença e empoderar o paciente como indivíduo e ativista da causa.

Na associação, Leoni tornou-se presidente e sua gestão durou mais de uma década, de 2010 até 2021. Uma frase durante uma entrevista em 2017 marcou sua trajetória: “Os medos? Eu enfrento. Coragem é isso, acho que todo mundo que é corajoso tem medo”.

Leoni Margarida Simm em quimioterapia contra o câncer de mama

Em maio deste ano, Leoni Margarida Simm anunciou que havia voltado às quimioterapias – Foto: Reprodução/Redes sociais

A AMUCC lamentou a morte de Leoni em nota e a descreveu como “uma mulher que foi sinônimo de luta contra o câncer e pelos direitos das pessoas em tratamento contra a doença”.

“Fez uma linda história à frente da AMUCC, fortalecendo a luta das pessoas em tratamento contra o câncer na busca por direitos, projetos sociais e políticas públicas na área da saúde. No voluntariado, Leoni foi um verdadeiro exemplo”, afirmou a ONG.

Assista a um depoimento de Leoni:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.