Estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental recebem palestras sobre software de projetos e desenvolvimento de carreira

Estudantes do curso recebem palestra sobre software de projetos com o desenvolvedor e egresso do curso, Rodrigo Reis. (Foto: Acervo Pessoal)

Estudantes do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberam, nos dias 14 e 22 de outubro, um ciclo de palestras com o engenheiro sanitarista e egresso da UFSC, Rodrigo Reis, a respeito do uso do software QiBuilder aplicado a projetos hidrossanitários, desenvolvido e comercializado pela empresa AltoQi Tecnologia, de Florianópolis. As palestras ocorreram durante horário de aulas de uma das disciplinas do curso, ministrada pela professora Juliane Silva de Almeida, do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC.

Rodrigo é um dos desenvolvedores das funcionalidades do software QiBuilder no que tange o projeto hidrossanitário, gás e preventivo de incêndio. O software QiBuilder, tópico principal da palestra, é um software de elaboração de projetos de construção civil que utiliza a abordagem Building Information Modeling (BIM). Durante a palestra, Rodrigo compartilhou com os alunos aplicações do QiBuilder relacionadas ao conteúdo da disciplina de desenho de projeto em CAD, instalações hidráulicas e sanitárias. Além disso, compartilhou experiências de sua própria carreira.

“Fiquei muito orgulhoso com o convite da professora Juliane e me senti realizado como pessoa e profissional com essa palestra. Voltar à UFSC para compartilhar meus conhecimentos sobre o QiBuilder é importante para os alunos conhecerem opções de softwares que poderão encontrar no mercado de trabalho. Para a AltoQi, além de divulgar o software, também desperta o interesse nos alunos para se tornarem futuros estagiários ou colaboradores da empresa”, contou o profissional.

Segundo a professora, o objetivo principal das palestras foi o de apresentar o conceito de BIM aos alunos da disciplina de CAD para Engenharia Sanitária e Ambiental, por meio de aplicações da área de estudo feitas com um software de modelagem, tal como o QiBuilder. “A abordagem BIM corresponde a uma nova forma de elaborar projetos de construção civil em que se incorporam as informações técnicas diretamente ao desenho de projeto. A partir da associação de informações ao desenho de projeto, é possível utilizar o desenho de projeto para extração de dados quantitativos de materiais, orçamento e realizar simulações de uso e perfil de consumo de energia das edificações”, explica Juliane.

“A importância da palestra de apresentação de software de projetos de construção civil em BIM com aplicações da área de engenharia do curso em que os estudantes encontram-se matriculados é de grande valor, pois a abordagem BIM corresponde ao que há de mais inovador em tecnologia da informação aplicada a construção civil nos últimos anos, após a introdução dos softwares de CAD, entre os quais, o AutoCAD, utilizado na disciplina EGR5634. Introduzir o conceito de BIM aos alunos dos cursos de graduação antes que cheguem ao mercado de trabalho é fundamental para que estes despertem o interesse no assunto e estejam aptos para os desafios que virão pela frente”, complementa a docente.

O professor Bruno Segalla Pizzolatti, coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, relata que “as palestras foram fundamentais para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a abordagem BIM, que representa uma evolução significativa nas técnicas de elaboração de projetos na construção civil. Foi uma excelente iniciativa a organização deste evento, que não só enriqueceu o aprendizado dos estudantes, mas também os preparou para os desafios que enfrentarão no mercado. Agradecemos o Rodrigo pela sua disponibilidade e pela contribuição valiosa ao curso”, finalizou o coordenador.

 

com informações do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.